A Gestação é um momento mágico na vida de um casal. Enquanto a mamãe vive as modificações do corpo e sente o crescimento do bebê dentro de si, o papai também vivencia dia após dia a expectativa pela chegada do novo membro da família e tem a missão de ser parceiro em todas as ações.
Mas, para que os sonhos sejam perfeitos e tragam somente alegria e realizações, é preciso que o casal fique atento a uma série de detalhes, a fim de que a gestação seja plenamente saudável e sem complicações para a mamãe e para o bebê.
Foi pensando em transformar esse período de descobertas numa fase tranquila, que separei quatro dicas fundamentais para a saúde da família. Pegue seu caderninho e tome nota:
ALIMENTAÇÃO – comer bem influencia em todos os momentos da nossa vida. E, na gravidez, é comum ouvirmos a expressão “comer por dois”. Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa comer muito mais, em excesso. É preciso ter em mente que a adoção de hábitos alimentares saudáveis e balanceados é fundamental para o bom desenvolvimento, mês a mês, do bebê e da mamãe.
Por isso, não deixe de consultar o seu médico e seguir à risca todas as orientações alimentares que ele te prescrever. Não caia no erro de seguir o plano alimentar de uma amiga que estava grávida recentemente. Cada cardápio é personalizado e feito especialmente para cada gestante.
ATIVIDADE FÍSICA – você não está pensando em ficar 9 meses parada aguardando a chegada do seu bebê, não é verdade? Isso só vai gerar problemas!
É fundamental a prática de exercícios físicos para que o seu corpo esteja preparado para esta maratona chamada gestação. Porém, é preciso deixar claro: não saia por aí malhando sem acompanhamento dos profissionais certos!
Faça tudo segundo as orientações do seu médico e de um profissional de Educação Física, pois eles estão capacitados para cuidar do seu condicionamento. Não é o momento de exercícios de muita intensidade e impacto.
O SONO – um dos melhores remédios para o corpo da gestante é uma boa noite de sono. É renovador!
Geralmente, entre os três primeiros meses, a grávida costuma sentir muito cansaço e um sono acima do normal. Não abra mão dos momentos de descanso. Se for possível, tire aquela soneca após o almoço e, à noite, procure dormir o máximo de tempo que você puder.
O PRÉ-NATAL – por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre o Pré-natal. Antecipar-se aos problemas é uma das maiores provas de amor que você pode dar para o seu bebê.
É com esta atitude que se torna possível verificar complicações e começar o tratamento desde os primeiros momentos em que o seu bebê começa a crescer.
Busque indicação de bons médicos com seus amigos, pesquise os profissionais disponíveis no seu plano de saúde e caso você não tenha, busque ser atendida no serviço público. Seja qual for a sua opção e a sua realidade, uma coisa não pode ser deixada de lado: a sua saúde e a do seu bebê.
Feito isso, só resta a contagem regressiva para a chegada do novo membro da família! Boa gestação!
E porque não registrar todas as fases desse momento guardando assim uma linda recordação que atravessará gerações?
Compartilhe essa publicação com uma amiga que você tem a certeza que será útil para ela.
Sugestões ou dicas?